Uma das principais dúvidas dos noivos é na hora de endereçar os convites de casamento, isto é, escrever o nome dos convidados nos convites. Para quem quiser manter um certo grau de formalidade, há uma série de regrinhas que norteiam a forma de escrever os convites.
Atualmente não há necessidade de ser super formal – tudo vai depender do estilo da festa e do casal. Mas a regra básica diz o seguinte:
- A maneira tradicional de subscritar os convites é o nome do homem e Sra, por exemplo: João da Silva e Sra.
- No caso de a família ser convidada, escrever: João da Silva e Família.
- Para amigos íntimos, fica a critério dos noivos colocar ou não o sobrenome, podendo deixar apenas: João e Carla.
- Quando são namorados apenas, se coloca o nome dos dois: João da Silva e Carla Costa.
- Quando a mulher é mais amiga do que o homem, se os noivos preferirem, podem colocar o nome da mulher por primeiro, exemplo: Carla e João, Carla Costa e João da Silva ou apenas Carla Costa e João.
Dúvidas sobre como escrever o nome dos convidados no convite de casamento
Sabemos que várias dúvidas podem surgir no momento de fazer os convites, uma vez que há diferentes configurações de famílias. Separamos algumas perguntas mais comuns dos noivos sobre como escrever os nomes dos convidados no convite de casamento. Confira as respostas:
Sempre o nome do homem vem primeiro? Se fizer o contrário contradiz a etiqueta?
Não necessariamente. Se não forem casados, não tem problema. Por exemplo: Juliana e Fábio. Ou Juliana Cavalcanti e Fábio Silva.
Convite dos padrinhos: deve-se colocar “aos padrinhos”? É necessário ou obrigatório?
Não é obrigatório, mas é de bom tom colocar.
Ao convidar um casal cujo apenas um deles é padrinho, é preciso fazer dois convites?
Nesse caso, você pode colocar “Ao padrinho Luiz Carlos e Julia Macedo” ou só o nome dos dois. Não precisa fazer dois convites.
Pessoas com sobrenome muito grande, é possível abreviar? Deve-se usar o nome e o último sobrenome obrigatoriamente ou é possível usar o sobrenome mais conhecido?
Pode abreviar sim, pelo sobrenome mais conhecido ou pelo último.
Quantos convites a mais recomenda-se fazer?
É interessante em torno de 10% a mais.
Quando se trata de um casal, como colocar? Fulano & Esposa? Fulano & Fulana? Fulano & Sra?
José da Silva e Sra. (caso ela tenha assumido o sobrenome dele) ou o nome dos dois (como no primeiro caso). Claro que colocar sobrenome ou não vai da intimidade que vocês têm com o casal. JAMAIS coloque Fulana e esposo, ou Fulana e Sr.
No caso de uma pessoa separada com filhos, como colocar? Fulano & Família? Fulano & Filhos?
Tanto faz neste caso.
No caso de um casal com filhos e mais a sogra de um deles (que mora junto), colocamos Fulano &Família? Ou damos um convite separado para a sogra?
Se você puder, seria interessante fazer um convite separado. Se não, colocar “e família”, mas neste caso seria interessante entregar num momento que estivessem todos juntos.
No caso de uma família que um dos filhos tem uma namorada, podemos colocar fulano & família apenas? Ou temos que dar um convite separado para a namorada também?
Neste caso não, pode ser só “e família”.
Com quanto tempo de antecedência convidar os padrinhos?
O ideal é 6 meses. Como os convites não estarão prontos ainda, você pode fazer um “save the date” bonitinho por e-mail, ou reunir para um jantar, barzinho, enfim.